The Portuguese Tribune

Azores VETERINARY PRACTICEFree Access

 

 

A Clinica Veterinária, Azores Veterinary Practice está localizada na Cidade de Turlock, Califórnia e tem clientes nos Condados de Stanislaus, Merced, San Joaquin e Madera. A sua equipa é composta por 6 veterinários os quais prestam serviços a animais de grande porte, mais própriamente gado bovino, caprino, ovino e suino. No ano de 2021 a Azores abriu as portas da sua nova sede / hospital. Quando o hospital da Azores Veterinary Practice foi desenhado, vários serviços foram pensados para esse edificio. Assim sendo, este hospital de animais de grande porte está equipado com laboratório de análises clínicas, sala de cirurgia, farmácia, corrais internos e externos para hospitalização de animais doentes e um laboratório de reprodução avançada. Em Janeiro de 2022 o Dr. Sergio Pereira contratatou para desenvolver o laboratório de reprodução avançada o Dr. Celso Koetz, Médico Veterinário e PhD e a sua esposa a Dra. Patricia Koetz também ela Médica Veterinária. A Tribuna Portuguesa esteve à conversa com o Dr. Celso Koetz sobre este novo serviço que a Azores agora oferece aos seu clientes.

 

 

Quem é o Dr. Celso Koetz? De onde veio e como chegou á Azores Veterinary Practice?

Sou Médico Veterinário formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – Brasil e possui PhD em Ciência Animal pela Universidade Estadual de Londrina – Brasil tenho experiência no ensino, pesquisa e consultoria em reprodução animal com enfase em bovinos e ovinos. Cheguei à Azores Veterinary Practice por convite do Dr. Sérgio Pereira para auxiliar o desenvolvimento do projeto de laboratório de reprodução avançada.

Como e quando desenvolveu o gosto e conhecimento sobre técnicas de reprodução avançada?

Desde o início de minha formação em medicina veterinária já demonstrava interesse pela área de reprodução animal e logo no primeiro ano iniciei como estagiário do laboratório de doenças infeciosas da reproduçãoeapartirdaíointeressefoiaumentando e logo após a graduação iniciei o mestrado em reprodução animal no ano de 1997 já trabalhando com embriões.

 

 

O que é um laboratório de reprodução avançada? Quais os diferentes serviços que oferece e com que animais irá trabalhar?

O laboratório trabalha com reprodução animal assistida utilizando as mais modernas ferramentas para a obtenção do aumento da performance reprodutiva tanto em fêmeas como machos. São oferecidos para bovinos, ovinos e caprinos serviços de produção e transferência de embriões, inseminação artificial a tempo fixo em bovinos, e por laparoscopia em pequenos ruminantes, congelamento de sêmen, avaliação reprodutiva de machos e fêmeas, também contamos com um programa para hospedagem de doadoras e receptoras de embriões.

 

 

Sendo que os animais mais vistos pela Azores Veterinary Practice são vacas de leite, quais as vantagens dos leiteiros usarem este novo serviço?

A grande vantagem da produção de embriões in vitro é que a velocidade dos ganhos genéticos ocorre em uma velocidade 3 vezes maior quando comparada com outras técnicas ou seja, os ganhos obtidos em melhoramento genético em um rebanho que utilizasse a inseminação artificial por 30 anos seriam obtidos em apenas 10 anos com o uso de embriões produzidos in vitro.

Qual será o impacto directo nos animais das explorações para as quais irão proporionar estes novos serviços? Qual na sua opinião será o beneficio maior para uma leitaria do uso de técnicas avançadas de reprodução?

As vantagens da produção de embriões in vitro sobre a produção convencional é significante, pois consegue produzir uma quantidade maior de embriões por ano de uma mesma doadora, assim maximizar os resultados na seleção genética. Outra vantagem seria a oportunidade de comercialização do material genético congelado de animais genéticamente superiores.

 

 

Como podemos explicar aos nossos leitores este processo? Desda da seleção das doadores, á coleta de oócitos, fertilização (gerando um embrião), a seleção das doadores e finalmente a transferência dos embriões?

Ovum pick-up (OPU) é uma técnica utilizada em conjunto com a Fertilização In-Vitro (IVF) de Embriões. Estas duas ferramentas justas nos permitem a possibilidade de coletar oócitos de uma fêmea doadora com um ultrassom e um sistema de coleta, processar esta amostra a campo e posteriormente redirecionar estes oócitos para o laboratório de IVF gerando assim um embrião fora do corpo da doadora. Para poderem compreender melhor iremos explicar de uma maneira simples e que possa se fazer de fácil compreensão. Escolhe-se uma doadora dentro de um rebanho, este pode ser tanto de leite, quanto de carne para se fazer a multiplicação genética. Esta doadora será coletada pelo método chamado OPU, utilizando um ultrassom e um sistema de coleta contendo uma agulha que fará a punção dos folículos para a recuperação dos oócitos.

 

 

O processo de OPU é simples, tem duração de aproximadamente 15 minutos por doadora, sendo esta anestesiada localmente para a insensibilização do procedimento. Após a coleta a amostra é processada dentro do laboratório para a busca dos oócitos, colocando-os em uma placa e analisando-os por um microscópio, onde se consegue identificar e classificar cada oócito. A classificação é feita por meio de avaliação da qualidade de cada oócito em particular, podendo ser descartado uma pequena quantidade. A importância de uma boa classificação é fundamental para o sucesso da técnica e para bons resultados gerando embriões de boa qualidade. Após classificá-los os oócitos irão para um tubo contendo um meio para que possam maturar-se e ficam em uma incubadora com temperatura controlada por aproximadamente 24h. Dentro do Laboratório de IVF estes oócitos são fertilizados com um sêmen de escolha do cliente, podendo este ser convencional ou sexado. O processo para a formação e desenvolvimento de um embrião desde a coleta (OPU) tem duração de 8 dias, durante este período os embriões passam por diferentes estágios dentro do laboratório até chegar na fase que estão prontos para serem implantados frescos em vacas receptoras ou até mesmo congelados podendo ser transferidos a qualquer momento.

 

 

Estes serviços são somente para gado bovino? E para uso esclusivo de clientes da Azores na Califórnia?

Não, em breve este serviço também será oferecido para criadores de ovinos e caprinos. Pretendemos oferecer esses serviços em todos os Estados Unidos e também em Portugual.

Como poderão futuros clientes inteirar-se sobre os diferentes serviços que a Azores Veterinary Practice oferece no campo da reprodução animal?

Acompanhando a Azores Veterinary Practice no Instragram, facebook e no nosso website ou entrando em contato direto através do telefone 209-695-7870.

Finalmente, e sabendo que a Azores Veterinary Practice tem uma base de clientes diversa, mas com um componente Portuguesa muito acentuada, como estão os nossos Açorianos residentes nesta área a aderir a estes novos serviços?

Mesmo sendo uma novidade os serviços já contam com uma adesão bem interessante e acreditamos que muito em breve a adesão deva ser maior ainda.

Deixamos agora espaço para mais alguma informação que gostasse de partilhar com os nossos leitores.

Caso o leitor tenha vontade de conhecer melhor os nossos serviços, ele pode agendar uma visita para assistir uma demonstração e esclarecer quaisquer dúvidas.